terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa

Nós educadores precisamos estar atualizados para auxiliar nossos alunos no processo de busca do conhecimento. Devemos então tomar conhecimento da Reforma Ortográfica que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2009, porém só será introduzida nos livros escolares obrigatoriamente a partir de 2010. No Brasil, o Acordo foi promulgado pelo Decreto 6583, de 29/09/2008, mas foi inicialmente redigido no ano de 1990, em Lisboa. Somente agora, entretanto, o Acordo é finalmente implementado. Até dezembro de 2012, os concursos públicos, as provas escolares e vestibulares deverão considerar como corretas as duas formas ortográficas da língua: a antiga e a nova. Não podemos esperar até então, pois os alunos são muito curiosos e apresentam dúvidas, questionamentos, que se o professor não estiver atualizado, ficará sem saber o que dizer.

Algumas mudanças básicas: - Passam a integrar o nosso alfabeto as letras k, w e y; - Não existe mais o trema, a não ser em casos de nomes próprios e seus derivados:Bündchen, Müller, mülleriano; - Os ditongos abertos “ei” e “oi” não são mais acentuados em palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba); - Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no “i” e no “u” tônicos quando vierem depois de um ditongo; - Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas -as que possuem a mesma escrita e pronúncia (exceto alguns casos - vide link abaixo); - Não se acentua mais a letra “u” nas formas verbais gue, que, gui, qui; - Os hiatos “oo” e “ee” não são mais acentuados. É importante ressaltar, que estas são apenas algumas mudanças. Para ver a Reforma Ortográfica na íntegra acesse: www.cursosolon.com.br/orto2009

4 comentários:

Rosemeide Ferreira disse...

Olá deixei um mimo pra vc no meu blog. Passa lá bjs

Ana Laura disse...

Olá!
Gostaria de convida-la a visitar meu blog de apoio pedagógico. Conteúdo do blog: artigos e textos, aividades pedagógicas, artesanato com papel, e.v.a., sucatas...entre outras coisas!
Obrigada!

Tia Fabíola da Pousada Sonho Meu disse...

Boa tarde!!!
Te encontrei na net e descobri que temos várias coisas em comum, inclusive o nome!!!!
Vou te acompanhar e visitar sempre. Aproveito pra dizer que fiz um presente pra você!!!
Passa no meu cantinho pra pegar.
Vou ficar esperando seu recado....bjs e tudo de bom!!!!

Rosemeide Ferreira disse...

Olá deixei um mimo pra vc no meu blog. Passa lá bjs