terça-feira, 23 de setembro de 2008

A Saúde Vocal do Professor

Olá queridos visitantes!
Estou afastada do meu trabalho por causa de um problema que atinge vários professores atualmente - doenças relacionadas à voz.
O que me ocorreu, não é um caso grave, foi somente uma rouquidão devido ao abuso vocal, o que ocasionou aumento dos gânglios, que são mecanismos de defesa que o nosso organismo possui. Como disse o meu otorrinolaringologista: "Um atleta que treina para correr 5 km, não poderá correr 10 km, sem que o seu organismo sofra com isso". O mesmo acontece com uma pessoa que não está acostumada a falar e se vê em uma sala de aula cheia, sendo obrigada a fazer abuso da voz. O meu organismo vai sentir e principalmente as pregas vocais.Como foi detectado o problema no início, tenho a possibilidade de fazer um tratamento com fonoaudiólogo (fonoterapia) para que não ocorra sérias lesões nas pregas vocais como:

Nódulos
Os nódulos resultam de: fatores anatômicos predisponentes (fendas triangulares), personalidade (ansiedade, agressividade, perfeccionismo) e do comportamento vocal inadequado (uso excessivo e abusivo da voz). O tratamento dos nódulos é fonoterápico. A indicação cirúrgica, todavia, pode ser feita quando os mesmos apresentam característica esbranquiçada, dura e fibrosada, ou ainda quando existe dúvida diagnóstica.

Pólipos

Os pólipos são inflamações decorrentes de traumas em camadas mais profundas da lâmina própria da laringe, de aparência vascularizada. O tratamento é cirúrgico. A voz típica é rouca. As causas podem ser: abuso da voz ou agentes irritantes, alergias, infecções agudas, etc.

Edemas das pregas (cordas) vocais

Os edemas relacionam-se com o uso da voz. Normalmente são localizados e agudos. O tratamento é medicamentoso ou através de repouso vocal. Os edemas generalizados e bilaterais representam a laringite crônica, denominada Edema de Reinke. É encontrada em pessoas expostas a fatores irritantes externos, especialmente o tabagismo (fumo) e o elitismo, sendo o mais importante fator associado ao uso excessivo e abusivo da voz. Quando discretos, os edemas podem ser tratados com medicamentos e fonoterapia, assegurando-se a eliminação de seu fator causal; quando volumosos, necessitam de remoção cirúrgica, seguida de reabilitação fonoaudiológica.

Algumas dicas para você professor, ou qualquer outro profissional da voz evitar esses tipos de lesões:

O QUE É BOM PARA A SUA SAÚDE VOCAL

Beber 7 a 8 copos de água por dia; Procurar atendimento especializado se usar a voz na profissão; Pastilhas, sprays ou medicamentos, só indicados por Médicos; Evitar automedicação e soluções caseiras (gengibre, romã, etc.); Repouso da voz, após cada "apresentação" pública; Usar roupas leves e evitar refrigerantes, gorduras e condimentos; Realizar exercícios regulares de relaxamento, avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas; Manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a aula, a fala ou o canto.

O QUE É MAU PARA A SUA SAÚDE VOCAL

Fumo, álcool, drogas e poluição ; Tossir, gritar muito ou pigarrear; Cantar ou gritar quando gripado ; Falar em locais barulhentos (Olha o professor aí, gente...); Mudanças bruscas de temperatura; Ambientes com muita poeira, mofo, cheiros fortes, especialmente se você for alérgico.

Siga estas orientações para poder viver bem com a sua profissão e no surgimento de qualquer alteração, procure um especialista em garganta que é o otorrinolaringologista. Só ele poderá examinar e detectar o problema, portanto não acredite em "receitas milagrosas".

Fonte de pesquisa: resumo do trabalho "A Voz do Professor: relações entre trabalho, saúde e qualidade de vida" (de Regina Z. Penteado, Isabel M.Teixeira e Bicudo Pereira - Rev. Bras.de Saúde Ocupacional, 1995/96, vol.25, p.109-129). Disponível em:http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/voz2.htm. Acesso em: 23/09/2008.

11 comentários:

Profe Márcia disse...

Olá, adorei esta postagem.
Nossa voz é importante instrumento de trabalho, não podemos relaxar com ela né?!
Tenho que deixar mais recadinhos, sou uma amiga/blogueira desnaturada. Visito mas não deixo recadinhos.
Adorei teu blog.
Beijocas
Márcia

CÍNTIA disse...

OI QUERIDA ...

PASSEANDO PELA NET ENCONTREI SEU BLOG !

ADOREI SUA POSTAGEM, POIS É MUITO IMPORTANTE CUIDARMO DA VOZ.

RECENTEMENTE TIVEMOS UMA PALESTRA COMO UMA FONOAUDIÓLOGA LÁ NA MINHA FACULDADE E ELA NOS ESCLARECEU VÁRIAS DÚVIDAS, DEU VÁRIAS DICAS IMPORTANTES ... ASSIM COMO VOCÊ NA POSTAGEM !

LEGAL !!!!!

BJOS MIL

CÍNTIA MACIEL

Liliana Rubin disse...

Adorei!!! sou da Argentina e sou professora de português, estou trabalhando com um projeto de ensino de português segunda língua e gostaría de saber se é possível pedir sua colaboração para fazer um trabalho colaborativo. Aguardo resposta obrigada Liliana

Profe Márcia disse...

Olá, tem selinho esperando vc lá no meu cantinho. Para homenagear este blog lindo.
Beijocas
Márcia

LU*P2® disse...

Olá...adorei seu Blog!!

Muito bacana a iniciativa de cuidar da nossa voz!!
Vou levar comigo já esse selinho...
e divulgar por ai...

Quando você tiver um tempinho venha conhecer meu sorvete-colorê!! Ele é novinho ainda...rs, mas vai adorar receber sua visita!

um Lindo domingo!!

Profe Márcia disse...

Olá, passei para dizer que tem presentinho esperando vc no meu blog espaço da criança.
Beijocas

Rose Diniz® disse...

Passei pra fazer uma visita, deixar muitos beijos docinhos e desejar um ótimo fim de semana.

Rose Diniz® disse...

Desejo a você um Natal repleto de paz e harmonia. Que nesse dia possas agradecer tudo o que aconteceu em sua vida, pois quando a luz do Natal se acende, nossos corações também se enchem de luz para comemorar o nascimento do homem que esteve em nosso meio ensinando a todas as pessoas o sentido da palavra amor. Que Jesus abençoe a sua vida e o Espírito Santo de Deus esteja cada vez mais vivo dentro do seu coração! E que tenhas um 2009 igual ou melhor!
São os meus sinceros votos. Beijos docinhos da Tia Rose®

Professora Sulivam Simone disse...

Gostei muito da postagem.É bom saber o que fazer para mantermos a mossa voz, pois é um instrumento essencial para o nosso trabalho.Um grande abraço!

Anônimo disse...

parabéns pelo seu blog!!!!!

Anônimo disse...

parabéns eu sou professora e já estou com varios problemas e o pior e que eu não tenho dinheiro para pagar o tratamento.
que deus abençoe a todos um grange abraço