terça-feira, 11 de março de 2008

POEMA E MÚSICA PARA A PÁSCOA

SORRISO
Eu vi:Uma chuva de estrelas,
Caindo no mar...
Eu vi:Uma chuva de cores,
Bailando no ar ...
Eu vi:Uma chuva de flores,
Cobrindo o jardim...
Eu vi:Um lindo coelhinho,
Sorrindo pra mim...

Os alunos podem ilustrar o poema. Também podem ser trabalhadas as seguintes capacidades de Língua Portuguesa:

  • Dominar convenções gráficas: orientação e alinhamento da escrita, segmentação dos espaços em branco e pontuação.
  • Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou segmentos sonoros como rimas, sílabas (em diversas posições) e aliterações (repetições de um fonema numa frase ou palavra).

Sugestões de Atividades

  1. Colorir os espaços entre as palavras.
  2. Com a ajuda do professor, grifar palavras que terminam com o mesmo som (rimas).
  3. Circular palavras que começam com a letra C.

MÚSICA

De olhos vermelhos De pêlos branquinhos De pulo bem leve Eu sou o coelhinho. Sou muito assustado Porém sou guloso Por uma cenoura Já fico manhoso. Eu pulo pra frente Eu pulo pra trás Dou mil cambalhotas Sou forte demais.Comi uma cenoura Com casca e tudo. Tão grande ela era... Fiquei barrigudo!

Pode - se ensinar a musiquinha para a criançada fazendo os gestos. Use a criatividade, elas vão adorar!

Nenhum comentário: